top of page

PROFILAXIA ODONTOLÓGICA VETERINÁRIA, TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER.

Atualizado: 24 de abr.

PROFILAXIA DENTÁRIA EM CÃES


É comum ouvir que a boca é o ponto de partida para uma boa saúde. Isso é especialmente verdadeiro quando se trata de cães e gatos, tornando a profilaxia dentária extremamente crucial.


A profilaxia dentária tem como objetivo prevenir e eliminar a formação de tártaro (ou cálculo dental). Este problema surge do acúmulo de placa bacteriana nos dentes do animal de estimação. Quando em excesso, essas bactérias produzem e liberam substâncias que podem danificar os dentes, tecidos moles e até ossos da boca de cães e gatos, levando à doença periodontal.


A inflamação causada pelo tártaro na boca pode, dependendo da sua gravidade, se espalhar para outros sistemas do corpo através da corrente sanguínea. Assim, a ausência de profilaxia dentária pode impactar órgãos vitais como o coração, fígado e rins trazendo problemas muito maiores para o seu pet.


Continue com a gente e vamos nos aprofundar neste tema!





SINTOMAS DA DOENÇA PERIODONTAL DEVIDO A TÁRTARO.


Os sintomas mais comuns da doença periodontal incluem:


  • Hálito desagradável;

  • Alterações no comportamento;

  • Problemas para comer;

  • Salivação excessiva;

  • Sangramento gengival sem motivo aparente;

  • Infecções na boca.

  • Amolecimento dos dentes e até;

  • Perda de dentes permanentes;

Em geral, cães de pequeno porte e gatos requerem um cuidado extra. Eles tendem a acumular mais tártaro do que animais de grande porte, pois possuem uma cavidade oral e superfície dentária menores.


No entanto, outros fatores como a resistência do animal às bactérias que formam o tártaro e a dieta também influenciam no desenvolvimento da doença periodontal, observa-se que algumas raças tem maior predisposição a doença periodontal como os braquicefálicos (raças de focinho curto), por exemplo podemos citar algumas raças como Shih-tzu, Pug, Lhasa Apso e Pequinês.


Conforme o cão for envelhecendo os problemas com a saúde bucal se tornam cada vez mais acentuados, é comum termos cães em idade avançada com problemas periodontais, acesse nosso artigo sobre a idade dos cães e encontre algumas dicas de como cuidar mais do seu cão em idade sênior.


QUAIS COMPLICAÇÕES PODEM SURGIR DEVIDO A FALTA DE CUIDADOS COM A PROFILAXIA ODONTOLÓGICA VETERINÁRIA EM CÃES?


Alguns dos problemas mais frequentes associados à formação de tártaro nos dentes incluem:

  • Espirros com secreção de pus;

  • Fístulas na região oral e nasal;

  • Complicações oculares;

  • Fraturas na mandíbula e maxila;

  • Tumores;

  • Doença renal (glomerulonefrite);

  • Hepatite;

  • Doença articular (poliartrite);

  • Endocardite bacteriana;

O acúmulo de tártaro no cão pode agravar condições de saúde pré-existentes. Isso pode intensificar inflamações renais, pneumonias e miocardites, por exemplo. A negligência com a saúde bucal do cão também pode ser prejudicial para aqueles que já sofrem de doenças crônicas, como o diabetes.

Portanto, a remoção da inflamação na boca do pet causada pelo tártaro pode ser crucial para uma melhora significativa na qualidade de vida do animal.



profilaxia dental em cães, cães com tartaro nos dentes, placas de tartaro em cães


A DOENÇA PERIODONTAL EM CÃES POSSUI GRAUS.


A doença periodontal apresenta vários níveis de gravidade. No entanto, é improvável que o dono do pet consiga determinar sozinho a severidade da condição em seu animal de estimação. Isso ocorre porque um único animal pode ter diferentes níveis de inflamação em sua boca.


Ademais, a maioria dos problemas causados pela doença periodontal acontecem abaixo da linha da gengiva. Em muitos casos, os dentes do pet podem parecer saudáveis por fora, mas internamente a estrutura pode estar inflamada e danificada.


estagio da doença periodontal em cães, profilaxia dentária em caes

Um dos exames necessários para o diagnóstico correto da doença periodontal é o Raio X de mandíbula. Com ele, é possível determinar a quantidade de perda óssea na estrutura dentária.


Portanto, além dos cuidados dentários em casa, é crucial levar seu pet para consultas regulares com o veterinário. Apenas este profissional será capaz de avaliar corretamente e indicar o tratamento mais adequado para cada paciente.


Na Hospvet Clinica Veterinária realizamos todos os exame necessários para o diagnostico da doença periodontal, e também o melhor tratamento para superar esse problema, entre em contato conosto.


COMO PREVINIR CASOS GRAVES DA DOENÇA PERIODONTAL EM CÃES?


A manutenção regular da higiene bucal e o acompanhamento odontológico do pet são essenciais para garantir a saúde oral de cães e gatos. No entanto, o tratamento realizado pelo veterinário será ineficaz se o dono do pet não participar ativamente do processo. É importante que os pets tenham seus dentes escovados regularmente, se possível diariamente, ou pelo menos a cada três dias, para prevenir a formação de placa bacteriana. O objetivo da escovação dos dentes dos pets é tornar a experiência agradável para eles. Assim, nunca se deve forçar a escovação, pois isso pode causar estresse e trauma no animal. Idealmente, o procedimento deve ser realizado antes de uma atividade que o pet goste.


É recomendado o uso de escovas e pastas de dente específicas para animais. Alimentos secos, ossinhos, bifinhos, biscoitos e brinquedos podem ajudar na remoção da placa bacteriana, mas não substituem a escovação diária.


É importante lembrar que, assim como nos humanos, o acompanhamento odontológico e limpezas regulares ( Profilaxia Odontológica Veterinária ) são necessários para o pet. Quando veterinários e donos trabalham juntos nesse processo, a prevenção de doenças é mais eficaz e os procedimentos veterinários se tornam menos complexos. Isso garante a saúde do pet e reduz o risco em procedimentos clínicos.


DICA DO VETERINÁRIO PARA AJUDAR NA MANUTENÇÃO DOS DENTES E DO MAU HÁLITO EM CÃES.


Lá vai uma boa dica, alguns alimentos ajudam na escovação dos dentes do cão de forma natural, dessa forma, sem perceber estará limpando seus dentes e mantendo uma boa saúde bucal, a dica é servir esses alimentos regularmente. Por exemplo, o Palito de cenoura, no calor podem ser Palitos de Cenoura Congelados são excelentes para a higiene bucal do seu cão devido a sua textura, outro excelente alimento é a maçã pelo mesmo motivo.


Também existem alguns brinquedos, produtos e alimentos funcionais disponíveis no mercado para ajudar na limpeza dos dentes do seu cão e evitar o mau hálito, questione o seu veterinário sobre as opções que ele indica e acesse nosso e-commerce MAGAZINE PET para obter os melhores preços em brinquedos, petiscos e medicações.




25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


whatsapp-logo-icone
bottom of page