Por que, como e quando realizar?
Para falarmos sobre a mastectomia canina, primeiro precisamos falar sobre o câncer de mama canino, que infelizmente é um dos tumores mais comuns em cadelas.
Na grande maioria das vezes, a mastecomia é o tratamento mais indicado, porém nem sempre é a única opção.
O câncer é caracterizado como um crescimento desordenado de células no organismo, no caso das cadelas essa multiplicação ocorre nas glândulas mamárias do pet.
Sendo o segundo câncer mais comum em cães, e atenção a este ponto, principalmente em cadelas que não foram castradas (Entenda mais sobre a importância na castração neste post abaixo).
Também podendo ocorrer em cadelas que foram castradas mas que passaram por inúmeros cios antes.
Mesmo sendo mais comum e fêmeas, essa doença também atinge os cachorros machos.
Sintomas do câncer de mama:
Inchaço ou dilatação das mamas;
Caroços nas glândulas mamárias;
Dor ou incômodo na região com frequência
Presença de secreções;
Apatia;
Febre;
Perda de apetite, dentro outros.
Tratamento:
Dependendo do tipo de câncer e do estágio em que se encontra, o câncer pode sim ter cura.
Uma das opções, quando o assunto é câncer de mama em cães, é a cirurgia para retirada de tumor de mama em cadelas, conhecida como mastectomia canina.
A mastectomia canina é uma técnica de remoção unilateral ou completa das glândulas mamárias. Alguns cães apresentam tumores mamários hormônio dependetes, e nestes casos é recomendável também realizar o Ovário Salpingo Histerectomia – OSG, “castração com remoção completa do útero e ovários da fêmea”.
Existem 4 tipos de mastectomia em cadelas:
Mastectomia unilateral em cadelas;
Mastectomia bilateral em cadelas;
Mastectomia regional;
Lumpectomia.
Em nossa clinica realizamos a cirurgia de mastectomia, dando todo o suporte que seu animal e você merecem, com atendimento 24 horas somos referencia em clínica veterinária, com estrutura de primeira e profissionais altamente qualificados, proporcionamos o que você e seu animalzinho buscam.
Comments