top of page

Obstruções urinárias: Como funcionam, quais são as causas, e como saber os valores do tratamento.



Obstrução urinária em gatos Desobstrução urinária em gatos

O que são Obstruções Urinárias?

O trato urinário inferior é composto pela bexiga e uretra. Esta última estrutura tem a função de transportar a urina que se acumula na bexiga até ao exterior. Quando a uretra está obstruída (seja total ou parcialmente), esta eliminação fica comprometida, ocorrendo a obstrução urinária.

 

O trato urinário inferior é composto pela bexiga e uretra, a uretra tem a função de transportar a urina acumulada na bexiga até a parte externa. Quando obstruída, total ou parcialmente toda a eliminação fica comprometida, fazendo com que a obstrução urinária ocorra.


Seu animal está apresentando estes sintomas?




 

Esta doença pode ter diversos fatores etiológicos como por exemplo: cálculos urinários (“pedras” na bexiga) que passando para a uretra pode obstruí-la; acumulações de detritos como células e cristais que causam um bloqueio no fluxo de urina; ou uma inflamação da uretra que impede a livre circulação da urina.

 

Na obstrução parcial, o animal ainda consegue ter um fluxo de urina, mesmo que pequeno e com dificuldade. Já quando falamos de obstrução total, o animal não consegue ter nenhum fluxo para a eliminação de urina, fazendo com que ela se acumule na bexiga, isso é algo grave que requer um tratamento de emergência, em casos extremos e não tratados, alguns animais podem ir a óbito entre 24 a 48 horas.

 

Por terem uma uretra mais longa e estreita, os machos costumam sofrer mais com esta patologia, as causas mais comuns para que ela aconteça são:


  • Stress – mudança de ambiente, mudança de rotina, introdução de novo animal, entre outros fatores;

  • Dieta – as dietas de má qualidade alteram o pH da urina e a composição dos minerais, levando a produção de cálculos;

  • Processos inflamatórios – uma infeção urinária pode originar a formação de pus e sua acumulação impedindo a libertação da urina;

  • Obesidade – os gatos mais sedentários usam menos a liteira e acumulam maior número de cristais na bexiga, promovendo mais facilmente a criação de cálculos;

  • Retenção de urina – qualquer gato que por qualquer razão urine com menos frequência, tem maior probabilidade de desenvolver cálculos na bexiga;

  • Problemas anatómicos – má formação anatómica ou presença de tumores.


Os sinais clínicos de uma obstrução urinária são em parte idênticos a uma infecção urinária comum, por isso é necessário a realização de exames complementares que indiquem o quadro atual do animal.


Muitas vezes as duas patologias estão associadas, pois a acumulação de urina na bexiga propicia a multiplicação de bactérias; já a infeção urinária propicia a má eliminação de urina, que se acumula na bexiga, que por sua vez pode originar formação de cálculos e por consequência uma obstrução urinária.


Em gatos, as obstruções urinárias muitas vezes estão associadas a stress e inflamação das paredes da bexiga (cistite), sendo que não existe infecção concomitante.


Sinais Clínicos de Obstruções Urinárias:

  • Sangue na urina;

  • Dor ao urinar, por vezes com vocalização;

  • Dificuldade a urinar (urina “pingando”) ou dificuldade total, não conseguindo expelir nenhum liquido urinário;

  • Urinar mais que o habitual;

  • Urinar em locais que não são comuns;

  •  Lamber excessivamente o órgão genital;

  • Vómitos;

  • Prostração.

 

Diagnóstico de Obstruções Urinárias

O diagnóstico é feito através de anamnese, exame físico e de ecografia abdominal ou radiografia, sendo que é possível ver a acumulação de urina na bexiga, e se a causa for cálculos urinários também é possível observa-los (caso sejam grandes o suficiente).


Muito provavelmente o médico-veterinário responsável pedirá análise da urina e análises sanguíneas.

É comum que o médico-veterinário peça uma análise sanguínea e urinária

 

Tratamento de Obstruções Urinárias

A maioria dos casos requer internamento com administração de fluidoterapia, terapia de suporte (antibióticos, anti-inflamatórios, analgésicos) e algaliação para lavagem da bexiga. O tratamento mais específico depende da causa:

 

Cálculos urinários - É necessário administrar medicação para dissolver os cálculos, porém se o cálculo for muito grande pode ser necessário realizar uma cirurgia para remoção do mesmo. Neste caso o cálculo deve ser mandado para análise. Em alguns casos em que os cálculos são pequenos, a algaliação apenas já resolve o problema de obstrução sendo sempre necessário mandar uma amostra para análise.

Neoplasia – remoção cirurgia da massa;

Coágulo – é administrada medicação que ajude na sua dissolução.

 

Prevenção de Obstruções Urinárias

A melhor forma de prevenir esta patologia é garantir uma ração de qualidade e controlar a quantidade de líquidos ingerida. Caso o animal não ingira água suficiente, o ideal é que se busque uma forma de incentivar essa ingestão, como por exemplo o uso de fontes no caso dos gatos que é um animal que costuma gostar de água corrente.

Administração de ração húmida para aumentar o volume de água ingerido.


Para saber os valores de um tratamento o certo é sempre procurar um profissional veterinário, cada caso contém sua singularidade, e por isso que cada animal vai demandar uma analise diferente. Aqui na clínica veterinária Hospvet contamos com os profissionais de alta qualidade,  com uma excelente estrutura nosso atendimento é 24 horas!




9 visualizações0 comentário

Comments


whatsapp-logo-icone
bottom of page