top of page

MEU GATO ESTÁ VOMITANDO, PORQUE E O QUE DEVO FAZER?

Se o seu gato está vomitando o primeiro passo e mais importante para poder ajudá-lo é observar o que (qual conteúdo) o seu felino está vomitando. Acompanhe este artigo e saiba mais sobre esse problema que pode acometer o seu bichano.


meu gato esta vomitando por que e o que devo fazer? Atendimento veterinário 24 horas

 

O gato está vomitando bolas de pelo


Para quem tem gatos há algum tempo, sabe que o vômito pode ser algo comum, pois o gato usa a língua para se limpar e, nesse processo, engole muitos pelos, o que resulta no vômito mais comum: a bola de pelo (que na verdade parece mais um tubo de pelo) e as vezes pode vir juntamente com um muco.

 

Normalmente, essas bolas de pelo são eliminadas nas fezes. É considerado “normal” que um gato vomite bolas de pelo. Se os vômitos com bola de pelo ocorrerem mais do que uma vez a cada 15 dias, é recomendado procurar uma clínica veterinária.


Existem muitos petiscos, suplementos alimentares e até rações que ajudam na digestão e na eliminação das bolas de pelo pelas fezes, dessa forma reduzindo os vômitos. Se mesmo assim a frequência não diminuir, deve-se buscar uma causa, sendo a mais comum a inflamatória, que requer um tratamento mais específico.

 

Como identificar se é vômito de bola de pelo?

 

A única maneira é inspecionar e verificar o que tem no vômito, se for principalmente pelos, é bola de pelo. Dizemos principalmente porque junto com os pelos pode haver também uma pequena quantidade de ração (especialmente após refeições) além de secreção gástrica.


Se o gato está vomitando conteúdo espumante ou líquido branco

 

Se o vômito for uma espuma branca ou um líquido branco viscoso, geralmente, ele pode estar com inflamação no estômago (gastrite), intestino (enterite), pâncreas (pancreatite), fígado/vesícula biliar (colangio hepatite) ou em mais órgãos ao mesmo tempo (tríade felina), e nesses casos é muito importante que você leve o gato ao veterinário imediatamente para o diagnóstico correto e início do tratamento.


Existem outras doenças e condições clínicas que também podem fazer o seu gatinho vomitar um líquido ou espuma branca como: obstrução urinária em gatos, insuficiência hepática ou pancreática, insuficiência renal, doenças metabólicas (como diabetes ou hipertireoidismo) e até mesmo por dor.


Normalmente essas enfermidades são acompanhadas da perda de apetite, perda de peso e mudanças sutis de comportamento do gato, fique atento e procure atendimento médico veterinário especializado. Diante de um ou mais sintomas descritos acima podemos estar diante de algum problema grave, então não hesite em procurar um atendimento veterinário, dê preferência para uma consulta com especialistas felinos.


Se o gato estiver vomitando um conteúdo amarelo

 

Se o gato está vomitando um líquido amarelo, isso sugere que o estômago do gato está vazio, pois esse líquido amarelo está associado à bile, que é produzida no fígado. Isso pode indicar que ele está enfrentando algum problema digestivo, como gastrite ou pancreatite, e que já passou algum tempo sem comer, o que pode levar a condições mais sérias, como a lipidose hepática.


Uma outra possível razão para o vômito amarelo em gatos é a ingestão de objetos estranhos. Os gatos são naturalmente curiosos e é comum que eles tentem mastigar qualquer coisa que encontrem. Nessas situações, se ele ingerir algo que não possa ser digerido, ele tentará vomitar (forçar o vômito) e ficará sem comer, resultando em vômito amarelado. Quando ocorrer a suspeita de ingestão de corpo estranho avise o seu médico veterinário sobre a suspeita e peça um exame de ultrassom veterinário.


Se o gato está vomitando o alimento (ração)

 

Se a ração não está digerida ou ele está vomitando logo após comer, pode ser alergia à ração, bola de pelo ou problemas digestivos. Se for frequente (mais de 2 vezes ao mês) procure um veterinário de sua confiança para identificar a causa do problema.


Gatos que são mais ansiosos ou que comem muito rápido também podem vomitar a ração, nesses casos o uso de comedouros interativos como bolinhas ou aqueles que parecem um labirinto vão ajudar muito a controlar o vômito, além, claro, da consulta comportamental, que vai ajudar você a descobrir quais são os gatilhos para essa ansiedade e tratar da maneira correta.


Precisamos lembrar que toda inflamação crônica quando não tratada pode evoluir para algo mais grave, como um câncer.


Se o gato está vomitando conteúdo marrom ou com sangue.

 

Se o gato está vomitando um líquido ou pasta marrom ou com sangue nesses casos, é essencial buscar atendimento veterinário imediatamente, pois ele pode estar sofrendo de uma condição mais séria, como uma úlcera ou insuficiência renal. Sempre que houver sangue presente, seja no vômito, na urina ou nas fezes, procure um hospital veterinário o mais rápido possível.


O vômito marrom ou avermelhado também pode ser um indicativo de infestação parasitária (como lombrigas, tênias, etc.). Portanto, é importante realizar a vermifugação regular do seu gatinho conforme a orientação do médico veterinário.


É sempre recomendado monitorar os hábitos do seu felino para auxiliar o veterinário no diagnóstico. Observe se:


  • Ele perdeu ou teve o apetite reduzido nos últimos dias

  • Está perdendo peso rapidamente

  • Mostra sinais de dor

  • Parece querer vomitar e não consegue

  • Parece ter o abdômen inchado

  • Está com febre ou parece deprimido

  • As gengivas estão pálidas ou amareladas

  • Apresenta diarreia

  • Mostra sinais de dor

  • Faz posição para urinar e não consegue ou não está urinando / defecando.

  • Sempre que suspeitar que algo possa estar errado com a saúde do seu gato, procure uma clínica veterinária 24h.

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


whatsapp-logo-icone
bottom of page